Série 13 reasons why pode ter estimulado busca por métodos de suicídio * Mãe de Adolescente

Série 13 reasons why pode ter estimulado busca por métodos de suicídio

0

Estudo mostra que a série 13 reasons why pode ter estimulado busca por métodos de suicídio

Um  estudo recente aponta que a série 13 reasons why pode ter estimulado busca por métodos de suicídio, o que é bem preocupante.

A série 13 reasons why, que se popularizou rapidamente entre os jovens, pode ter sido responsável pelo aumento das buscas de métodos suicidas por jovens.

Aproveitando o gancho, recentemente falei sobre como muitos pais ainda acham que suicídio é besteira e acabam negligenciando seus filhos.

Os temores se confirmaram

O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos, apresentou um resultado que confirma o temor dos críticos da série quando fora lançada.

Em minha resenha sobre a série 13 reasons why aqui no Mãe de Adolescente, eu apontei minha preocupação com a linguagem empregada na série.

Na minha percepção, a série trouxe uma visão romantizada e glamourizada do suicídio, tratando-o como um método de vingança daqueles que nos fazem mal.

A realidade dos suicidas

O que destoa da realidade que é a de que a grande maioria dos suicidas são, na verdade, pessoas transtornadas e depressivas.

Se fosse retratada a visão do suicida de fato, a linguagem, o tom e a abordagem da série, teria um caráter muito mais sombrio e, sobretudo, nebuloso.

No entanto, ela trouxe um ar de que a suicida estava bem, mas queria muito se vingar daqueles que lhe causaram males, apenas.

O estudo

O estudo, liderado por John W. Ayers e conduzido por pesquisadores da Universidade de San Diego, nos EUA, analisou a quantidade de buscas feitas no Google e descobriu um aumento importante em pesquisas sobre suicídio no período de 31 de março e 18 de abril de 2017.

Apesar da pesquisa ter ficado restrita aos EUA, é importante para nos dar um parâmetro e ligar nosso sinal de alerta.

Enquanto as buscas por ajuda e prevenção ao suicídio cresceram apenas 12 a 23%, respectivamente, pesquisas com termos como “como cometer suicídio” tiveram um aumento de 26%.

Buscas com termos como “cometer suicídio” e “como se matar” tiveram um crescimento de 18% e 9%, respectivamente.

Parecer

É importante observar que o aumento das buscas é preocupante, mas não é o único fator a ser observado para dar como cabal a questão de que a série possa, de fato, ter aumentado os casos de suicídio.

No entanto, já é um fator a se questionar sobre como os temas abordados podem ser mais ou menos incentivadores.

“Enquanto é possível que o lançamento da série tenha resultado no aumento da preocupação com o suicídio e de sua prevenção, os nossos resultados confirmas os piores medos dos críticos do programa: ele pode ter inspirado muitas pessoas a procurarem informações sobre como cometer suicídio”, afirma Ayers em comunicado.

Posicionamento da Netflix

Em comunicado enviado ao site Mashable, a Netflix afirmou ter ciência de que o programa aumentaria as discussões sobre o tema e que, em suma, essa pesquisa apenas confirmou essa expectativa.

“Nós sempre acreditamos que o programa aumentaria as discussões sobre esse tema pesado. Esse é um interessante estudo quase experimental que confirma isso”, afirma o serviço de streaming. “Nós estamos ansiosos por mais pesquisas e levando em conta de coração tudo o que aprendemos para a segunda temporada.”

A nova temporada de 13 Reasons Why estreia em 2018, mas ainda não tem uma data específica para isso.

Fonte: Tecmundo

Comments

comments

About Author

Mãe da Gigi, trabalho com marketing, amo tecnologia e simpatizo muito com o lado nerd da cultura pop. Hard user de redes sociais, adoro escrever. Criadora do LogicaFeminina.com.br, colunista no EntreTodasAsCoisas.com.br e no Superela.com, também cuido de algumas contas de clientes por aí.

Comments are closed.