10 conselhos de mãe ninguém deveria ignorar • Mãe de Adolescente
EU VOU!

Se tem uma coisa que é incrível, é como conselhos de mãe sempre acertam. Pode demorar, mas sempre acertam, né?

Até porque, por muitas vezes, a gente não conta só para não ter que ouvir o famoso “Eu avisei”. Acontece que, no fundo, o problema não é contar para a mãe, é não ouvir os conselhos dela, fazer diferente e se ferrar.

Bom… Acho que isso acontece em 100% dos casos de mães e filhas, então para facilitar a vida de ambas, vou colocar aqui 10 conselhos de mãe que você não deveria ignorar ou então já sabe: vai se ferrar.

1) “Não espere que as pessoas façam por você o que você tem preguiça de fazer até por si mesma”

Parece bronca, parece implicância, parece que ela não quer que alguém te faça algo, mas na verdade, o que ela está dizendo é: “Filha, pelo amor de Deus, corra atrás dos seus objetivos, aprenda a fazer as coisas sozinhas para precisar das pessoas o mínimo possível e, caso encontre alguém que faça as coisas por você, ótimo. Mas se não encontrar, ótimo também”.

2) “Leve agasalho e guarda-chuva”

Bom, essa é praticamente bíblica e a interpretação dela pode ser literal ou não. Vai depender do dia, da hora, do lugar, da estação do ano.

Mas a mensagem subliminar desse conselho é que você sempre esteja prevenida. Sempre esteja preparada para o que possa – ou não – acontecer.

E, cá entre nós? Essa dica vale ouro!

3) “Não pegue carona com estranhos”

Eis aí outro conselho materno quase bíblico – aliás, a Bíblia bem que podia ganhar o livro “Mãe” e ter apenas conselhos de mãe nele, né? – que tem uma mensagem subliminar profunda e profética por trás.

É claro que a mensagem literal, em si, já é muito significativa, dados os perigos que envolvem pegar carona, ainda mais com desconhecidos.

Mas outro ponto a se pensar é: “Não se deixe levar por quem você mal conhece” e esse conselho, amiga, pode te salvar de uma relação furada. Então, siga a risca!

4) “Se ela pular no precipício você vai pular também?”

Amiga, sua mãe entende sua necessidade de se enturmar, de fazer parte de uma turma, tribo, de ser aceita. O que ela quer evitar não é você se socializar, mas você ser feita de boba, ser prejudicada por gente que não presta.

Então quando ela diz isso, o que ela quer é te fazer pensar em como algumas pessoas fazem coisas idiotas e sem sentido apenas por serem idiotas e fazerem muita questão de gente que não faz questão delas, mas as usa de alguma forma.

5) “Ele não te merece”

Se sua mãe diz isso, amiga, provavelmente ela tem razão. Quase com 100% de certeza, mesmo que ela nem o conheça, ela deve estar certa.

Mas, se ela nem ou mal o conhece, como ela sabe?

Ela sabe! E sabe pelo modo como você age. Ela percebe quando é você que precisa viver indo atrás para a coisa se manter. Ela percebe quando você vive mais calada ou pelos cantos. Ou até quando você só vive de mau humor. Ela percebe quando você fica mais aérea ou cuidando menos do que deveria.

E tudo isso já basta para ela ponderar que esse cara está te fazendo ser um ser humano pior para si mesma, logo ela sabe também que ele não te merece. Sabe por quê? Porque ela acha que você é tão, tão boa e ela te vê como realmente é, que ela sabe que ele não é o suficiente.

6) “Tudo tem seu tempo”

É chato, é um saco ouvir isso, eu sei. Mas é fato que tudo tem mesmo seu devido tempo.

O que as mães querem dizer com isso, por exemplo, é que se você fizer determinada coisa naquela hora, provavelmente você vá quebrar a cara e ela só quer evitar isso.

E o pior é que a gente sabe disso, mas mesmo assim vive querendo fazer tudo atropelado, achando que com a gente vai ser diferente. No fim, a gente quebra a cara.

7) “Nem tudo são flores”

E não são, mesmo!

Quando uma mãe diz isso, não é que ela queira “cortar sua onda, seu barato”. É só que ela quer te alertar para o fato de que as coisas não serão sempre só maravilhas. Haverão dificuldades, complicações e que muitas vezes essas dificuldades e complicações acabam por ser duras demais, portanto é importante que estejamos preparadas para enfrentá-las.

Esse ditado vem do fato de que, ao começo de uma relação, estamos apaixonamos e o cara manda flores, é todo amorzinho, dedicado, etc, mas com o tempo, a relação começa a ter desgastes, a ter mais questões sérias e, com isso, vem os problemas, as rusgas, brigas e até as rupturas.

Então, sua mãe diz isso para o seu bem, não porque ela simplesmente quer te impedir de algo.

8) “Nem tudo é para sempre”

Bom, talvez essa seja a maior verdade de todas! Nem tudo é mesmo para sempre e provavelmente pouquíssimas coisas realmente sejam, por mais que a gente deseje e faça tudo para que seja.

Quando uma mãe diz isso, ela só quer te prevenir em caso de alguma coisa dar errado, para que você se sinta preparada para o fim, ao invés de ser pega de surpresa porque acreditou que seria para sempre.

Afinal, convenhamos: é melhor não esperarmos que seja para sempre e ser, do que esperarmos e não ser.

E tem outra: se é pra ser ruim, melhor mesmo que não seja para sempre, assim teremos chance de conseguir coisa melhor.

9) “Sua cabeça é seu guia”

Bom, sua mãe só está dizendo “Filha, por favor, aja de acordo com o que você quer, sente, pensa e acredita e não pelos outros”.

Ela está dizendo que confia em sua percepção e capacidade própria de escolher e espera que você faça uso disso, ao invés de simplesmente acatar o que outros dizem, sugerem ou mandam.

Serve para amizades e relacionamentos, inclusive.

10) “Você só ouve o que seus amigos dizem, mas na hora que a coisa aperta, é pra mim que você pede socorro”

Pode parecer maluquice, mas é exatamente essa a impressão que damos a ela, porque é justamente isso que fazemos.

Tantas vezes elas nos avisam algo, a gente teima, insiste e faz do jeito que a amiga disse e quando a coisa fica feia, é para a mãe que a gente recorre.

Ou, quantas vezes a gente simplesmente ignora os conselhos da mãe, mas quando a amiga diz a mesmíssima coisa, a gente acata?


Se toda mãe tivesse um selo, o selo seria:

Selo-EU-AVISEI

Então, se você está lendo tudo isso aqui, mostre pra sua mãe que está atenta ao que ela tem a te dizer.

Compartilhe esse post na sua TL falando de como tantas vezes as coisas foram exatamente assim e que agora você vai tentar fazer diferente, porque entendeu melhor o lado dela. Que tal?

Comments

comments



About Author

Mãe da Gigi, trabalho com marketing, amo tecnologia e simpatizo muito com o lado nerd da cultura pop. Hard user de redes sociais, adoro escrever. Criadora do LogicaFeminina.com.br, colunista no EntreTodasAsCoisas.com.br e no Superela.com, também cuido de algumas contas de clientes por aí.

Comments are closed.