Estudo mostra que a série 13 reasons why pode ter estimulado busca por métodos de suicídio
Um estudo recente aponta que a série 13 reasons why pode ter estimulado busca por métodos de suicídio, o que é bem preocupante.
A série 13 reasons why, que se popularizou rapidamente entre os jovens, pode ter sido responsável pelo aumento das buscas de métodos suicidas por jovens.
Aproveitando o gancho, recentemente falei sobre como muitos pais ainda acham que suicídio é besteira e acabam negligenciando seus filhos.
Os temores se confirmaram
O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos, apresentou um resultado que confirma o temor dos críticos da série quando fora lançada.
Em minha resenha sobre a série 13 reasons why aqui no Mãe de Adolescente, eu apontei minha preocupação com a linguagem empregada na série.
Na minha percepção, a série trouxe uma visão romantizada e glamourizada do suicídio, tratando-o como um método de vingança daqueles que nos fazem mal.
A realidade dos suicidas
O que destoa da realidade que é a de que a grande maioria dos suicidas são, na verdade, pessoas transtornadas e depressivas.
Se fosse retratada a visão do suicida de fato, a linguagem, o tom e a abordagem da série, teria um caráter muito mais sombrio e, sobretudo, nebuloso.
No entanto, ela trouxe um ar de que a suicida estava bem, mas queria muito se vingar daqueles que lhe causaram males, apenas.
O estudo
O estudo, liderado por John W. Ayers e conduzido por pesquisadores da Universidade de San Diego, nos EUA, analisou a quantidade de buscas feitas no Google e descobriu um aumento importante em pesquisas sobre suicídio no período de 31 de março e 18 de abril de 2017.
Apesar da pesquisa ter ficado restrita aos EUA, é importante para nos dar um parâmetro e ligar nosso sinal de alerta.
Enquanto as buscas por ajuda e prevenção ao suicídio cresceram apenas 12 a 23%, respectivamente, pesquisas com termos como “como cometer suicídio” tiveram um aumento de 26%.
Buscas com termos como “cometer suicídio” e “como se matar” tiveram um crescimento de 18% e 9%, respectivamente.
Parecer
É importante observar que o aumento das buscas é preocupante, mas não é o único fator a ser observado para dar como cabal a questão de que a série possa, de fato, ter aumentado os casos de suicídio.
No entanto, já é um fator a se questionar sobre como os temas abordados podem ser mais ou menos incentivadores.
“Enquanto é possível que o lançamento da série tenha resultado no aumento da preocupação com o suicídio e de sua prevenção, os nossos resultados confirmas os piores medos dos críticos do programa: ele pode ter inspirado muitas pessoas a procurarem informações sobre como cometer suicídio”, afirma Ayers em comunicado.
Posicionamento da Netflix
Em comunicado enviado ao site Mashable, a Netflix afirmou ter ciência de que o programa aumentaria as discussões sobre o tema e que, em suma, essa pesquisa apenas confirmou essa expectativa.
“Nós sempre acreditamos que o programa aumentaria as discussões sobre esse tema pesado. Esse é um interessante estudo quase experimental que confirma isso”, afirma o serviço de streaming. “Nós estamos ansiosos por mais pesquisas e levando em conta de coração tudo o que aprendemos para a segunda temporada.”
A nova temporada de 13 Reasons Why estreia em 2018, mas ainda não tem uma data específica para isso.
Fonte: Tecmundo