JORNADA CAPES: desenvolvendo o indivíduo através dos seus talentos | Mãe de Adolescente

JORNADA CAPES: desenvolvendo o indivíduo através dos seus talentos

0

O Centro Educacional Solaris, através do coordenador de projetos Varlei Xavier Nogueira, promove anualmente a Jornada CAPES para os alunos.

A Jornada CAPES é um projeto idealizado pelo coordenador de projetos Varlei Xavier e abraçado pelo Centro Educacional Solaris, como forma de desenvolver os alunos para as suas habilidades individuais.

O projeto é oferecido para os alunos do Centro Educacional Solaris como extra-curricular e não-obrigatório, mas a trajetória contempla mentorias, atividades e palestras enriquecedoras para os jovens, que saem muito mais preparados para encarar o mundo a partir disso.

Mas, afinal, o que é a Jornada CAPES?

Nenhuma descrição de foto disponível.

“A Jornada CAPES (CURIOSIDADE – AUTONOMIA – PERCURSO – ENTREGA – SABEDORIA) é um programa de aprendizagem autodirigida que estimula os alunos a criarem seu próprio percurso de aprendizagem autônomo, fomentando no estudante a capacidade de, a partir de seus próprios interesses, fazer uma trilha formativa, baseada nas próprias escolhas, culminando numa entrega pública”, explica Varlei Xavier, idealizador do projeto.

Ao contrário da maioria dos projetos educacionais, a Jornada CAPES incentiva o jovem a “andar no seu próprio ritmo e direção”, auxiliando-o a fazer as perguntas corretas para colherem as respostas que precisam para traçar sua trajetória.

Assim, eles são os seus próprios gerentes de projetos, contando com mentores para que possam tirar de si, das suas ideias e da própria jornada, o melhor possível.

O que os alunos que fazem parte da Jornada CAPES ganham?

JORNADA CAPES: desenvolvendo o indivíduo através dos seus talentos | Adolescência

A experiência, por si só, já é enriquecedora, já que remente a uma jornada de preparo para serem autônomos em suas decisões futuras.

Mas não é só isso, porque eles recebem mentorias que agregam valor a cada passo dado, já que aprendem deste procedimentos e processos operacionais, como também sobre autoconhecimento e evolução do eu.

A Gigi, minha filha, é uma das alunas do Centro Educacional Solaris que participa da Jornada CAPES e o testemunho dela é inspirador, não apenas pela forma como ela se vê a cada etapa, mas também como passou a ver as oportunidades e o mundo.

É aquele tipo de coisa que a gente pensa: “Ah se eu tivesse tido isso!” e que a gente fica satisfeito de ver o filho fazendo parte.

Siga o instagram do projeto: https://www.instagram.com/jornadacapes/

Mas quem é Varlei Xavier, o idealizador da Jornada CAPES?

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, sapatos e quadra de basquetebol

Em seu site, Varlei Xavier se descreve:

Muito prazer! Me chamo Varlei Xavier. Sou educador artista, artista educador. Acredito na combinação da educação e da arte para a construção de um mundo melhor. 

“É com muita alegria que compartilho com você meus sonhos e meus projetos.”

Varlei estudou Letras no Centro Universitário Santo André e, ao mesmo tempo, trabalhava como inspetor de alunos na Rede Municipal de São Bernardo do Campo, o que o motivou a estudar teatro e, mais tarde, formar-se ator pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, o que foi um marco na sua transformação como professor.

Tornou-se professor de teatro em escolas particulares, dirigindo o Grupo Brinquedo Torto, um grupo de teatro infantil que abraçou centenas de crianças e adolescentes, dos quais muitos se tornaram profissionais do teatro e da educação.

Estudante de Programação Neurolinguística desde 2007, Varlei tornou-se Practitioner em 2011 e foi onde, mais uma vez, viveu uma transformação.

Depois de passar por experiências diversas, como Pedagogia Teatral, cursos de Direção Teatral e Dramaturgia e Curso de Formação de Contadores de Histórias da Biblioteca Hans Christian Andersen e, ainda, Curso de Formação de Facilitadores da Kailo.

Já, em 2015, teve contato com o Movimento “Doutorado Informal”, uma iniciativa de Aprendizagem Autoridirigida que foi fundamental para a fundamentação da Jornada CAPES, programa que ele iniciou com apoio da diretoria exclusivamente para os alunos do Centro Educacional Solaris.

Até 2018, Varlei atuou como professor de teatro e em 2019, passou a se dedicar inteiramente ao projeto CAPES, a fim de ampliar a experiência para o máximo de alunos.

Sobre o Centro Educacional Solaris

O Centro Educacional Solaris é uma escola trilingue (Inglês, Espanhol e Mandarim) de Ensino Fundamental e Médio com uma proposta diferenciada de ensino com número limitado de alunos por sala.

Com período integral para o Ensino Fundamental e semi-integral para o Ensino Médio, a escola tem atividades extras para ampliar a experiência dos alunos, não apenas com os estudos, mas também com a convivência social e com a construção da autonomia, como a Jornada CAPES, por exemplo.

A integração pais-escola também é incentivada com a diretoria sempre aberta a receber os pais, além dos canais de comunicação direta.

Diferente das demais escolas, o Centro Educacional Solaris traz para os pais uma segurança de que os filhos não apenas estão sendo educados formalmente, mas também estão sendo conduzidos a um formato educacional agregador.

A minha filha estuda lá e eu realmente considero esta, a melhor escola do ABC Paulista, além de ter um preço completamente acessível e condições especiais.

Aliás, o Centro Educacional Solaris está com matrículas abertas para o segundo semestre e pode ser a oportunidade perfeita para proporcionar uma educação de qualidade para os seus filhos.

Faça contato pelo whatsapp agora mesmo e diga que viu pelo nosso site para receber condições mais que especiais: (11) 97191.4008

Aqui, eu falo sobre porque considero que o Centro Educacional Solaris é a melhor escola de Santo André. Após conferir, você também concordará que é a melhor opção para pais que realmente querem a evolução dos filhos.

Comments

comments

Comments are closed.