Entenda porque aprender a falar inglês na infância e adolescência é importante
Entender porque aprender a falar inglês na infância e adolescência é importante pode fazer a diferença para que você escolha oportunidades únicas para o seu filho HOJE.
Aprender a falar inglês na infância e adolescência poderia ter proporcionado aos adultos, muitas oportunidades que hoje eles lamentam ter perdido.
Aliás, aprender uma segunda e uma terceira línguas é muito mais fácil ainda na infância e na adolescência, como já falamos aqui sobre aprender mandarim.
Exatamente por isso, para evitar que o nosso filho sinta a mesma frustração, é importante investirmos para que ele possa aprender a falar inglês na infância ou adolescência.
X motivos da importância de aprender a falar inglês na infância e adolescência:
1. Facilidade na absorção de conhecimentos novos
Durante a infância e adolescência, nosso cérebro ainda está no modo “aprendizado” e é capaz de absorver muito mais e melhor cada coisa que aprende.
Além do mais, o cérebro da criança e do adolescente estão efervescentes e gritando por coisas novas e uma língua nova é muito bem-vinda.
Especialmente se a língua nova a aprender for o inglês, que é a língua da maioria dos jogos, filmes e séries.
Aliás, para entnder tudo e todas as vantagens de aprender inglês na adolescência, visite este post.
2. Curiosidade em aprender a falar inglês
A criança e o adolescente são curiosos por natureza e isso é uma vantagem primordial.
Especialmente porque a curiosidade deles é bem diferente da nossa, que é mais focada em fatos e contextos.
A deles é mais livre e cada questão, por si só, já gera uma curiosidade magnética para aprender a falar inglês muito melhor na adolescência.
3. Capacidade de associação
A criança e o adolescente tem uma capacidade de associação absurda.
Eles conseguem facilmente associar as palavras e verbetes novos a coisas do seu dia a dia, criando uma gama vocalubar poderosa que será consultada a cada nova fase do aprendizado.
Diferente dos adultos, que acabam fazendo uma tradução de palavras, a criança e o adolescente fazem associações naturais, o que facilita muito aprender a falar inglês.
4. Desprendimento ao aprender a falar inglês
A criança e o adolescente possuem um desprendimento que o adulto não dispõe e isso faz toda a diferença na hora de aprender a falar inglês na infância e adolescência.
Quer dizer: ele não sente vergonha de tentar e errar, portanto tenta mais, é mais corrigido e, por consequência, treina mais e aprende a falar inglês na infância e adolescência.
5. Ausência de vícios linguísticos
Os vícios linguísticos são adquiridos com o tempo.
São aqueles errinhos que cometemos e que passam despercebidos, como por exemplo: “Pra mim comprar”, onde o correto seria “Para eu comprar”.
Na prática, isso é só um erro gramatical, o que não infere no papel da comunicação, que é se fazer compreender.
Mas ao aprender a falar inglês, queremos aprender inglês da forma mais correta possível e quanto menos vícios linguisticos tivermos, melhor.
E é aí que a importância de aprender a falar inglês na infância e na adolescência se faz ainda mais poderosa, porque se torna mais fluido e menos complexo.
6. Capacidade lúdica ao aprender a falar inglês na infância
Aprender inglês na infância e adolescência tem a facilidade de poder usar o lúdico de forma funcional e aplicada.
Depois de adulto, o lúdico nos faz ficar entendiados e nos sentir bobos, então não funciona mais.
Assim, aprender inglês na infância e adolescência acaba sendo muito mais fácil e divertido.
7. Ter tempo livre para aprender e para treinar
Na infância e adolescência nos temos tempo para brincar, se divertir e aprender.
Coisa que, na fase adulta, não temos mais.
Assim, aprender a falar inglês na infância e adolescência se torna ainda mais promissor, pois teremos um tempo para praticar que não teremos depois de adultos.
8. Não ter preocupações de adulto
Boletos, reuniões, chefe, escola dos filhos, casa, casamento etc.
São tantas preocupações que nos incomodam o dia todo e acabam nos consumindo, mas que crianças e adolescentes ainda não possuem.
Mesmo quando crianças estão chateadas pela bola que furou, que é algo que pode lhes parecer importante e assim deve ser respeitado, elas não se aprofundam como os adultos.
Mesmo quando adolescentes estão sofrendo pelo amor perdido, que é algo que pode lhes parecer caso de vida ou morte e assim deve ser respeitado, eles não vão ficar para sempre revivendo isto, como é o caso dos boletos dos adultos, que nunca acabam.
Oportunidade única para seu filho aprender a falar inglês na infância e adolescência:
A escola de inglês British Academy, que é a escola que eu escolhi para a minha filha e também é onde meu marido e eu estamos aprendendo a falar inglês, está oferecendo 30% de desconto para alunos a partir dos 15 anos para o curso Max4, com as seguintes vantagens:
- Aulas online ao vivo com professores bilingues e nativos
- Turmas reduzidas de, no máximo, 4 alunos
- Horários flexíveis
- Início imediato (não precisa esperar formar turma)
Diga que viu o post no blog Mãe de Adolescente e que quer ativar os 30% de desconto na hora
FAQ: Por que aprender a falar inglês na infância e adolescência
1. Por que é importante que crianças e adolescentes aprendam inglês desde cedo?
Resposta:
Aprender inglês na infância e adolescência oferece uma série de benefícios fundamentais para o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal. As crianças têm uma capacidade natural de absorver novos idiomas, tornando esse período ideal para a aquisição do inglês. Além disso, o inglês é uma língua global, amplamente utilizada em várias áreas, tornando-se uma habilidade valiosa para o futuro.
Principais informações:
- Desenvolvimento cognitivo: Aprender um segundo idioma na infância estimula o cérebro, melhora a memória e promove habilidades cognitivas superiores.
- Vantagem acadêmica: Crianças bilíngues tendem a ter melhor desempenho acadêmico e pontuações mais altas em testes padronizados.
- Preparação para o futuro: O inglês é a língua internacional dos negócios, da ciência e da tecnologia, abrindo portas para oportunidades globais.
2. Aprender inglês desde cedo prejudica o desenvolvimento da língua materna?
Resposta:
Não, o aprendizado do inglês na infância não prejudica o desenvolvimento da língua materna. Pelo contrário, estudos mostram que ser bilíngue desde a infância pode melhorar a proficiência na língua materna. As crianças têm a capacidade de distinguir claramente entre idiomas e, com prática suficiente, podem desenvolver ambas as línguas de forma sólida.
Principais informações:
- Fortalecimento da língua materna: Aprender um segundo idioma pode aprimorar o vocabulário, a gramática e a compreensão na língua materna.
- Maior flexibilidade cognitiva: Crianças bilíngues são mais adaptáveis e demonstram habilidades cognitivas superiores.
- Compreensão cultural: O bilinguismo permite uma compreensão mais profunda das culturas associadas a cada língua.
3. Quais são as melhores estratégias para ensinar inglês a crianças e adolescentes?
Resposta:
Ensinar inglês a crianças e adolescentes requer abordagens pedagógicas específicas que levem em consideração as características etárias e o desenvolvimento cognitivo. Estratégias eficazes incluem a imersão, a utilização de jogos e atividades lúdicas, e o estímulo à prática constante do idioma.
Principais informações:
- Imersão: Incluir o inglês na rotina diária da criança, como ouvir músicas, assistir desenhos e ler livros no idioma, ajuda na exposição constante.
- Atividades lúdicas: Jogos, quebra-cabeças e atividades interativas tornam o aprendizado divertido e eficaz.
- Prática regular: Estabelecer um ambiente onde o inglês é praticado com frequência, seja em conversas, leituras ou escrita, é essencial para aprofundar o aprendizado.
4. Qual é o momento ideal para começar a aprender inglês?
Resposta:
O momento ideal para começar a aprender inglês varia de criança para criança, mas muitos especialistas concordam que quanto mais cedo, melhor. A exposição precoce ao idioma, mesmo antes dos 3 anos de idade, pode estabelecer uma base sólida. No entanto, adolescentes também podem iniciar o aprendizado com sucesso.
Principais informações:
- Janelas de aprendizado: Crianças têm janelas de aprendizado específicas, durante as quais absorvem novos idiomas com mais facilidade.
- Flexibilidade da mente: Adolescentes têm a vantagem de compreensão mais abstrata, o que pode facilitar a aprendizagem de regras gramaticais complexas.
- Exposição contínua: O aprendizado contínuo e prática regular são mais importantes do que a idade de início.
5. Quais são as vantagens de ser bilíngue na vida adulta?
Resposta:
Ser bilíngue na vida adulta oferece uma série de vantagens pessoais e profissionais. Além de abrir portas para oportunidades de emprego globais, ser bilíngue promove uma compreensão mais profunda de outras culturas e melhora as habilidades cognitivas.
Principais informações:
- Oportunidades de carreira: O inglês é a língua internacional dos negócios, permitindo que os bilíngues acessem uma ampla gama de oportunidades de emprego.
- Enriquecimento cultural: O bilinguismo promove uma compreensão mais profunda de outras culturas e perspectivas.
- Melhoria das habilidades cognitivas: Ser bilíngue pode melhorar a memória, a multitarefa e a resolução de problemas, tornando os bilíngues mais adaptáveis em ambientes profissionais e pessoais.