Pais e o interesse pela Pedagogia: quem ganha é a criança • Mãe de Adolescente

Pais e o interesse pela Pedagogia

Quando pais demonstram interesse pela Pedagogia, sobretudo pelos processos pedagógicos, quem mais ganha são as crianças envolvidas.

Assim como falei aqui em um outro texto meu há algum tempo, é muito importante que os pais se envolvam diretamente na Educação Escolar dos filhos.

Na verdade, eu considero isto essencial para o papel de bons pais, afinal a fase escolar contempla N questões para a formação do indivíduo.

Desde o aprendizado, em si, até as experiências de convívio social, aliás.

No entanto, muitos pais não conhecem os processos pedagógicos e sequer sabem do que se tratam e que existem na verdade.

Então, para ajudar, vamos falar um pouco de Pedagogia.

O que é Pedagogia?

Pedagogia é a ciência que estuda os processos de ensino e aprendizagem e, através disso, desenvolvem metodologias e aplicações que possam agregar ao máximo nestes processos.

Resumindo, a Pedagogia é responsável pela estrutura de ensino escolar.

Mas não é só isto, afinal ela usa de conhecimentos antropológicos, sociológicos e toda a natureza humana para entender a formas de atingir mais resultados sem danos  colaterais.

O que um pedagogo faz?

O curso de Pedagogia forma o profissional da área de Educação, preparando-o para atuar como educador, ao que podemos chamar de professor-reflexivo, mas também como pesquisador.

O pedagogo é, em suma, a pessoa que estuda e desenvolve as formas aplicáveis de metodologias de ensino em escolas, instituições e, também, ajuda pais interessados em entender melhor os processos de ensino dos filhos.

O pedagogo é, então, um grande aliado dos pais e dos professores.

Além do mais, muitos professores são pedagogos e até mesmo, psicopedagogos, que são os pedagogos ainda mais aprofundados nas aplicações da Psicologia durante os processos de aprendizado.

Em que o pedagogo pode ajudar os pais?

O pedagogo pode conhecer os processos de Educação e entender como cada um pode ser melhor aplicado a uma turma ou mesmo a um aluno.

Através do seu olhar, ele pode perceber o desenvolvimento de acordo com o formato educacional aplicado e, a partir disso, delinear o que funciona melhor.

Assim, os alunos passam a ter melhor aproveitamento e os pais, passam a poder participar de forma ativa e realmente proveitosa dos processos de aprendizado.

Além do que, o aprendizado passa a ser prazeroso para o aluno e, porque não, para os pais que passam a entender melhor os filhos.

Onde os pegagogos podem atuar?

Na prática, o curso de Pedagogia ensina muito sobre os processos de aprendizado e podem ser uma boa área de atuação profissional para pais e mães.

Os profissionais de Pedagogia aprendem sobre Sociologia aplicada à Educação, Psicologia do desenvolvimento, Comunicação, etc.

Assim, podem atuar em escolas e instituições de ensino, como diretores, coordenadores pedagógicos, diretores e em outros papéis, por exemplo.

A profissão é bastante respeitada e cai bem para pais e mães, especialmente os que já se interessam em educação consciente e pelo desenvolvimento do aprendizado.

Me tornei mãe aos 24 anos, um ano após ter perdido a minha mãe. Tudo ia bem, quando aos 29, fiquei viúva de forma trágica e me vi como mãe solo. Aos 33, conheci o meu atual marido e aos 35, minha filha (com 10 anos na época) sofreu um acidente num pula-pula que a deixou 7 meses em uma cadeira de rodas e com grandes chances de sequela. Após dois anos do acidente, resolvi criar o blog e aqui estamos, vivendo juntas a emoção da maternidade durante a fase da adolescência. Mas não só isto!

Comments

comments



Comments are closed.