Entenda porque o seu adolescente prefere os amigos a você!
É um baque perceber que o nosso adolescente prefere os amigos a nós, mas é importante entendermos os motivos disso e, a partir daí, mudar a dinâmica e a abordagem, a fim de criar uma conexão real.
Entender as necessidades e prioridades do adolescente, especialmente as que são próprias dessa fase, pode ser a chave para nos tornarmos mães melhores e tirarmos máximo proveito dos momentos com eles sem torna-los armadilhas para os famosos discursos e sermões.
Vem comigo que além de explicar os porquês, dou as dicas de como lidar melhor com tudo isso e reforçar a conexão com o seu adolescente.
1. NECESSIDADE DE PERTENCIMENTO
Todo ser humano tem necessidade de se sentir parte de um ou mais grupos, mas para o adolescente esta é uma necessidade quase vital.
Para os adultos isso também é importante, tanto que vivemos agindo de formas a evitarmos impactos negativos à nossa imagem e à nossa reputação.
Acontece que com os adolescentes, essa necessidade é viceral, tornando os amigos uma das suas prioridades e é importante que adultos entendam isso.
Assim, perceber que o nosso adolescente prefere os amigos é algo natural dessa fase e que adultos deveriam ser menos melindrados com isso.
2. VALIDAÇÃO
A validação também inerente ao ser humano.
Você já reparou que se sente mal toda vez que alguém te julga mal ou te imputa alguma conotação ou reputação negativa?
Isso acontece porque você também necessita validação.
Acontece que para o adolescente isso dói muito mais, porque fere a sua necessidade de pertencimento e causa inseguranças, medos e até desespero.
Portanto, fica fácil entender que a validação é um processo que justifica o fato de que o nosso adolescente prefere os amigos a nós.
3. VOCÊ É CHATA
Sim!
Imagine-se tentando interagir com alguém que está sempre te dando lições de moral, te criticando, corrigindo e achando que sabe mais da sua vida do que você mesma?
Pois é exatamente assim que o nosso adolescente nos vê. E com razão!
Isso, além de afasta-los de nós, também é um motivo direto que explica bem porque o adolescente prefere os amigos a nós.
5. ELE NÃO PODE CONFIAR EM VOCÊ
Você confiaria em alguém que sempre te julga e que ignora suas prioridades, tratando-as como se forem besteiras?
Provavelmente não! E nem deveria, na verdade.
Quando não nos colocamos no papel de escuta, acolhimento e validação dos filos, eles vão buscar isso tudo em outras pessoas e certamente vão encontrar!
Por isso é que a criação com apego e a parentalidade responsável são tão importantes.
Porque isso aproxima-os e conecta-os a nós através do respeito e abre menos brechas para que as pessoas de fora usem disso contra eles.
5. VOCÊ SEMPRE DITA TUDO
Para adolescentes que vivem com pais autoritários, que mesmo quando propõem atividades familiares, são os pais que decidem tudo, nada mais é interessante em família.
Afinal, ele não se sente ouvido, respeitado e nem mesmo se sente pertencente.
Além de, mais uma vez afastá-lo, isso também os torna muito mais fechados e explica bem porque um adolescente prefere os amigos aos pais.
Eu também preferiria.
Mas, então, como virar o jogo com o adolescente que prefere os amigos?
Se mesmo após ler o post todo, você ainda não sabem bem o que fazer com o seu adolescente que prefere os amigos, aqui vão algumas dicas valiosas:
- RESPEITE as necessidades e prioridades do seu adolescente
- Seja ACOLHEDORA e ouça as queixas dele SEM JULGAMENTO
- NÃO SEJA CHATA, criando implincâncias tolas por coisas que você pode administrar e lidar
- Seja CONFIÁVEL. NUNCA use o que ele te contar contra ele, nem para ameças, chantagens etc
- Seja DIVERTIDA e entre na brincadeira
- NÃO SEJA CONTROLADORA e deixe que ele escolha as atividades familiares
- CURTA bons momentos para criar memórias afetivas positivas
- MANTENHA A CALMA e o autocontrole