Descuido dos pais com a vacinação causa surto de sarampo • Mãe de Adolescente

O descuido dos pais combinado com campanhas equivocadas contra a vacinação, causam surto de sarampo no Brasil

Após 3 anos sem ter um único caso da doença, um surto de sarampo volta a preocupar o país.

A doença, que pode matar em situações mais graves, já havia sido erradicada, mas por descuido dos pais com a vacinação dos filhos, combinados com campanhas equivocadas para desencorajar vacinação, fez com que a doença voltasse a assolar as crianças do país.

O equívoco das campanhas anti-vacinação

Eu já falei a respeito disso no post sobre a vacina contra o HPV.

A ignorância e a falta de informação confiável fez com que muitos pais e mães simplesmente abandonassem a vacinação dos filhos.

Muitos pais e mães inclusive o fizeram de forma consciente, por acreditar em campanhas absurdas que inventam mentiras sobre vacinas e que acabam colocando em risco os próprios filhos e também a população, em geral.

É muito importante que estes pais revisem urgentemente suas convicções e informações, pois seus filhos dependem diretamente dos seus cuidados para não se tornarem vítimas de doenças que já haviam sido erradicadas e de outras que estamos combatendo firmemente.

A irresponsabilidade na agenda de vacinação

Tem outros casos em que, apesar dos pais serem adeptos da vacinação dos filhos, acabam negligenciando-a.

Esquecem-se ou muitas vezes, acabam perdendo a noção de quais vacinas foram ou não ministradas porque perderam a carteirinha, etc.

Para estes casos, eu recomendo dar uma olhada no post que eu fiz sobre carteirinha de vacina virtual aqui no blog mesmo.

Além de ficarem registradas todas as vacinas, ele ainda tem sistema de lembretes para que os pais não percam as campanhas de vacinação nem as vacinas por idade.

Quem ama, vacina!

Não adianta negar, porque quem ama protege, zela e evita o mal, portanto, vacina.

Se você não vacina seus filhos, está assumindo PARA ELES um risco absurdo de que contraiam doenças que podem deixar sequelas e até mesmo matar.

A rede pública oferece as principais vacinas gratuitamente de forma segura.

Não caia em boatos. O sistema de vacinação do Brasil é um dos melhores do mundo e é tido como exemplo em países de primeiro mundo, inclusive.

Sabendo disso, a partir de agora, coloque a vacinação dos seus filhos (e também a sua!) em dia e não vacile nunca mais.

Vamos combater os surtos e proteger a nós e aos nossos filhos das doenças.

Porque ao cuidarmos da nossa família, automaticamente estamos cuidando de todos.

Vacinar é um ato de amor e de solidariedade.

Sintomas do sarampo

Além de estar com a vacina em dia, é sempre bom conhecer os sintomas do sarampo, assim poderá ajudar outros pais, caso perceba algo em seus filhos.

Fique atento a todos os sintomas do sarampo:

Requer um diagnóstico médico

Os sintomas do sarampo aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição. Eles incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas.
As pessoas podem ter:
  • Dores locais: nos músculos
  • Tosse: forte ou seca
  • No corpo: fadiga, febre, mal-estar ou perda de apetite
  • No nariz: nariz escorrendo, vermelhidão ou espirros
  • Na pele: erupções ou manchas vermelhas
  • Também é comum: conjuntivite, dor de cabeça, dor de garganta, inchaço dos gânglios, irritação nos olhos ou sensibilidade à luz

Fonte: Hospital Albert Einstein

Saiba mais no site do Ministério da Saúde

Me tornei mãe aos 24 anos, um ano após ter perdido a minha mãe. Tudo ia bem, quando aos 29, fiquei viúva de forma trágica e me vi como mãe solo. Aos 33, conheci o meu atual marido e aos 35, minha filha (com 10 anos na época) sofreu um acidente num pula-pula que a deixou 7 meses em uma cadeira de rodas e com grandes chances de sequela. Após dois anos do acidente, resolvi criar o blog e aqui estamos, vivendo juntas a emoção da maternidade durante a fase da adolescência. Mas não só isto!

Comments

comments



Comments are closed.