Sinais de relacionamento abusivo: cartilha gratuita ajuda identificar

0

A cartilha Namoro Legal, idealizada pela promotora pública Valéria Scarance, ajuda a identificar sinais de relacionamento abusivo

Muitas vezes, os sinais de relacionamento abusivo são muito sutis e podem ser confundidos com manias, traços de personalidade ou demonstrações deturpadas de afeto.

Pensando nisso, há algum tempo, já venho falando constantemente desse assunto aqui no blog, nas redes sociais e nas rodas de conversas com mães e adolescentes.

Afinal é muito importante que toda mulher reconheça os sinais de relacionamento abusivo, especialmente mulheres jovens e adolescente.

Confira o post: “A sutileza do relacionamento abusivo

Cartilha Namoro Legal

Sinais de relacionamento abusivo: cartilha gratuita ajuda identificar | Adolescência
Valéria Scarence – Promotora pública, idealizadora da cartilha Namoro Legal

A cartilha Namoro Legal, idealizada pela promotora pública Valéria Scarance, é disponibilizada gratuitamente em formato pdf pelo Ministério Público, visa instruir garotas e mulheres para que possam reconhecer possíveis abusos.

Através dela, é possível reconhecer sinais de relacionamento abusivo e também ter dicas para se manter capaz de ouvir pessoas, caso a própria pessoa não perceba.

Idealizada pela promotora pública Valéria Scarance, a cartilha Namoro Legal teve participação de algumas outras pessoas, incluindo o seu filho de 16 anos, que deu a visão do universo adolescente para complementar.

Sinais de relacionamento abusivo

Sinais de relacionamento abusivo: cartilha gratuita ajuda identificar | Adolescência

Os sinais de relacionamento abusivo podem ser muito sutis e facilmente confundidos com demonstrações exageradas de afeto, por exemplo.

Com isso, o risco de uma garota não perceber estar em um relacionamento abusivo é muito grande, o que o torna potencialmente mais perigoso.

Através da cartilha, jovens poderão se dar conta de que possam estar vivenciando um relacionamento abusivo.

Perceber e assumir isso é o primeiro passo para se livrar.

A importância da conexão materna

Sinais de relacionamento abusivo: cartilha gratuita ajuda identificar | Adolescência

Para que filhas evitem entrar em um relacionamento abusivo, é imprescindível que elas possuam o máximo de informações e, acima de tudo, terem a quem recorrer sem julgamentos.

E para isso, é de suma importância que as mães construam conexões de qualidade com as filhas.

Mas como construir conexões maternas de qualidade?

Sinais de relacionamento abusivo: cartilha gratuita ajuda identificar | Adolescência

Em primeiro lugar, é importante cuidarmos para não nos tornamos a mãe autoritária, que julga, que fica agressiva.

Esses comportamentos não só não educam e não ajudam em nada, como tendem a empurrar ainda mais as filhas para relacionamentos abusivos.

Também é importante que sejamos capazes de nos fazermos ouvir, para que sejamos uma voz importante para elas.

E isso também vai depender da forma como falamos e ouvimos.

Não culpo filhas que não confiam nos pais, quando eles se comportam como verdadeiras bombas-relógio a qualquer coisa que elas tentem dizer.

Eu também não confio.

O exemplo vem de casa

Sinais de relacionamento abusivo: cartilha gratuita ajuda identificar | Adolescência

Infelizmente, ao ler a cartilha, muitas mães se dão conta dos sinais de relacionamento abusivo na relação delas mesmas.

E para mães que se submetem a relacionamentos abusivos, a tendência das filhas também acharem que isso é “normal” aumenta consideravelmente.

Por isso, é muito importante que mães evitem relacionamento abusivo e, se caso se perceberem em um, busquem ajuda e autonomia para conseguirem se livrar o quanto antes.

Como baixar a cartilha que mostras os sinais de relacionamento abusivo

Sinais de relacionamento abusivo: cartilha gratuita ajuda identificar | Adolescência

Para ter acesso gratuito a cartilha Namoro Legal, que mostra os sinais do relacionamento abusivo, clique aqui e baixe direto do site do Ministério Público.

Depois é só enviar para todas as mulheres que conhecer ou imprimir para entregar.

É importante sempre relembrar os sinais de relacionamento abusivo

Sinais de relacionamento abusivo: cartilha gratuita ajuda identificar | Adolescência

Mesmo depois de mostrar a cartilha, de conversar a primeira vez sobre o assunto, é importante que conversar contínuas e recorrentes sobre os sinais de relacionamento abusivo aconteçam, já que nem sempre eles aparecem no começo.

Também é legal reforçar que nossas filhas conversem regularmente com as amigas sobre os sinais de relacionamento abusivo, assim umas sempre vão ajudar às outras, além de estarem sempre mais atentas para si mesmas.

Reconheceu os sinais de relacionamento abusivo no seu casamento? E agora, o que fazer? Leia este post do blog Lógica Feminina: “Como devo me preparar para sair de uma relação abusiva?”

Agora é ficar atento aos menores sinais de relacionamento abusivo.

Confira a nossa participação no podcast SENTA LÁ, CLÁUDIA da Revista Claudia, sobre RELACIONAMENTO ABUSIVO.

Nesse podcast, você contará com a participação de Thatu Nunes e Gigi Nunes, do blog Mãe de Adolescente e da promotora pública Valéria Scarance, idealizadora da cartilha NAMORO LEGAL, feita para identificar sinais de relacionamento abusivo.

Comments

comments

Comments are closed.